<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>
<metadatalist>
	<metadata ReferenceType="Journal Article">
		<site>mtc-m21d.sid.inpe.br 808</site>
		<holdercode>{isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S}</holdercode>
		<identifier>8JMKD3MGP3W34T/4B95L2P</identifier>
		<repository>sid.inpe.br/mtc-m21d/2024/05.06.15.17</repository>
		<lastupdate>2024:05.06.15.17.45 urlib.net/www/2021/06.04.03.40 simone</lastupdate>
		<metadatarepository>sid.inpe.br/mtc-m21d/2024/05.06.15.17.45</metadatarepository>
		<metadatalastupdate>2024:05.08.16.03.11 sid.inpe.br/bibdigital@80/2006/04.07.15.50 administrator</metadatalastupdate>
		<doi>10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.79.95</doi>
		<issn>2237-1419</issn>
		<label>self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR</label>
		<citationkey>MedeirosFerrSouzAnde:2024:UsMuAn</citationkey>
		<title>O uso de multiplataformas de análise geoespacial como abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem em sensoriamento remoto</title>
		<year>2024</year>
		<typeofwork>journal article</typeofwork>
		<secondarytype>PRE PN</secondarytype>
		<numberoffiles>1</numberoffiles>
		<size>1531 KiB</size>
		<author>Medeiros, Thais Pereira,</author>
		<author>Ferro, Poliana Domingos,</author>
		<author>Souza, Ranieli dos Anjos de,</author>
		<author>Anderson, Liana Oighenstein,</author>
		<orcid>0000-0003-0342-4039</orcid>
		<orcid>0000-0001-7702-077X</orcid>
		<orcid>0000-0003-1408-4826</orcid>
		<orcid>0000-0001-9545-5136</orcid>
		<group>SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR</group>
		<group>SER-SRE-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR</group>
		<affiliation>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)</affiliation>
		<affiliation>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)</affiliation>
		<affiliation>Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)</affiliation>
		<affiliation>Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)</affiliation>
		<electronicmailaddress>thais.pereira@inpe.br</electronicmailaddress>
		<electronicmailaddress>poliana.ferro@inpe.br</electronicmailaddress>
		<electronicmailaddress>ranieli.muler@ifro.edu</electronicmailaddress>
		<electronicmailaddress>liana.anderson@cemaden.br</electronicmailaddress>
		<journal>Revista Geonorte</journal>
		<volume>15</volume>
		<number>49</number>
		<pages>79-95</pages>
		<secondarymark>B3_INTERDISCIPLINAR B4_GEOGRAFIA B5_SAÚDE_COLETIVA B5_GEOCIÊNCIAS B5_ENGENHARIAS_II B5_ENGENHARIAS_I B5_BIODIVERSIDADE B5_ANTROPOLOGIA_/_ARQUEOLOGIA C_ENGENHARIAS_III C_CIÊNCIAS_AMBIENTAIS C_CIÊNCIAS_AGRÁRIAS_I C_ASTRONOMIA_/_FÍSICA</secondarymark>
		<transferableflag>1</transferableflag>
		<contenttype>External Contribution</contenttype>
		<versiontype>publisher</versiontype>
		<keywords>Linguagens  de  Programação,  Pós-Graduação,  Prática  Docente,  Tecnologia  da Informação, Interpretação de Imagens Orbitais, Language  Programming, Postgraduate,  Teaching  Practices,  Information  Technology, Interpretation of Orbital Images.</keywords>
		<abstract>O uso de metodologias de aprendizagem baseadas em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação passaram a integrar os sistemas de ensino nas últimas duas décadas, demonstrando ser  uma  ferramenta  poderosa  no  processo  de  ensino  e  aprendizagem  em  diversas  áreas  do conhecimento, incluindo o ensino do sensoriamento remoto desde o básico à pós-graduação. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo apresentar a experiência didática desenvolvida no âmbito da  disciplina  Interpretação  de  Imagens  Orbitais,  do  curso  de  pós-graduaçãolato  sensuem Geoprocessamento do Instituto Federal de Rondônia. Adotamos uma abordagem de teoria e prática associada à utilização de diferentes tecnologias para análise geoespacial, com ênfase no potencial das linguagens de programação como recurso  didático-pedagógico.  A  disciplina foi  planejada a partir da intercalação entre teoria e prática. As atividades práticas aplicadas envolveram a coleta de dados de satélites,  entendimento  de  metadados,  transformações  multiespectrais,  composição  de  bandas  e criação  de  índices  espectrais  a  partir  de  3  abordagens: LandViewere  QGIS  (método  tradicional); Google Earth Engine (linguagem JavaScript) e Google COLAB (linguagem Python). Ao final, aplicou-se um questionário semiestruturadopara avaliar a eficácia do processo de aprendizagem a partir da visão  dos  discentes.  Foi  possível  perceber  que  apesar  da  dificuldade  e  falta  de  experiência  dos estudantes com linguagens de programação, eles se mostraram entusiasmados em lidar com essas novas  ferramentas,  podendo  ajudar  no  desenvolvimento  de  habilidades  que  hoje  são  tão  desejadas pelo mercado de trabalho. ABSTRACT: The  use  of  learning  methodologies  based  on  Digital  Information  and  Communication Technologies started to integrate the teaching systems in the last two decades, proving to be a powerful tool in the teaching and learning process in several areas of knowledge, including the teaching of remote sensing from basic education to graduate school. In this sense, this article aimed to present the didactic experience  developed  within  the  discipline  Interpretation  of  Orbital  Images,  of  the lato  sensupostgraduate course in Geoprocessing at the Federal Institute of Rondônia. We adopted a theory-and-practice  approach  associated  with  the  use  of  different  technologies  for  geospatial  analysis,  with emphasis on the potential of programming languages as a didactic pedagogical resource. The discipline was planned from the intercalation between theory and practice. The applied practical activities focused on  the  collection  of  satellite  data,  understanding  of  metadata,  multispectral  transformations,  bands composition,  and  creation  of  spectral  indices  from  3  approaches:  LandViewer  and  QGIS  (traditional method);  Google  Earth  Engine  (JavaScript  language)  and  Google  COLAB  (Python  language).  In  the end, a semi-structured questionnaire was applied to assess the effectiveness of the learning process from  the  student's  point  of  view.  It  was  possible  to  see  that  despite  the  students'  difficulty  and inexperience with programming languages, they were enthusiastic about dealing with these new tools, which could help in the development of skills that are so desired by the job market today.</abstract>
		<area>SRE</area>
		<language>pt</language>
		<targetfile>6_14160.pdf</targetfile>
		<usergroup>simone</usergroup>
		<readergroup>administrator</readergroup>
		<readergroup>simone</readergroup>
		<visibility>shown</visibility>
		<archivingpolicy>denypublisher denyfinaldraft</archivingpolicy>
		<readpermission>deny from all and allow from 150.163</readpermission>
		<documentstage>not transferred</documentstage>
		<mirrorrepository>urlib.net/www/2021/06.04.03.40.25</mirrorrepository>
		<nexthigherunit>8JMKD3MGPCW/3F3NU5S</nexthigherunit>
		<nexthigherunit>8JMKD3MGPCW/46KUATE</nexthigherunit>
		<hostcollection>urlib.net/www/2021/06.04.03.40</hostcollection>
		<username>simone</username>
		<agreement>agreement.html .htaccess .htaccess2</agreement>
		<lasthostcollection>urlib.net/www/2021/06.04.03.40</lasthostcollection>
		<url>http://mtc-m21d.sid.inpe.br/rep-/sid.inpe.br/mtc-m21d/2024/05.06.15.17</url>
	</metadata>
</metadatalist>